quinta-feira, 20 de junho de 2013

Será pela segurança?


Quem por aqui vive, já se apercebeu que os ingleses são cautelosos e levam as regras de segurança muito a sério.  

A propósito disto lembro-me de um episódio passado nos primeiros meses que aqui chegámos. Foi num dia de manhã, quando fui levar os meus filhos à escola, que uma das professoras me disse que o meu filho tentou fugir da escola na hora do recreio. Segundo ela, ele estava junto às grades a segurar as barras de metal e tentava fugir. "Felizmente que ainda o apanhámos a tempo!" - disse-me a professora. Fiquei aflita e de imediato perguntei ao meu filho o que tinha acontecido.
Ele respondeu que estava a  ver passar os carros, que não lhe apetecia jogar à bola com os outros meninos. De facto fugir não me parecia coisa que ele fizesse.

Já agora pergunto, se os professores e assistentes não podem tocar nos miúdos nem para fazer uma festa na cara, como teriam eles impedido o miúdo de fugir, caso ele estivesse mesmo em fuga? Certamente teriam-no deixado fugir e depois chamado a polícia. Eu ainda prefiro a escola portuguesa, onde incentivamos o contacto, onde há calor e não há julgamento de actos.