quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Uma carta de apresentação (cover letter) que funcione em Inglaterra


Já aqui falámos, e demos algumas dicas, de como fazer um CV que resulte no Reino Unido. Torna-se agora pertinente falar um pouco da carta de apresentação (cover letter) que irá suportar ou abrir portas ao teu novo CV.
A carta de apresentação deve anteceder o teu CV, é ela que mostra o teu estilo de escrita, dá originalidade, carácter e um cunho pessoal à tua candidatura. Nela deves mostrar ao empregador as tuas qualidades para o cargo em causa. Que vantagens ele tem em escolher-te a ti e não a qualquer outro candidato.
Sendo um texto absolutamente pessoal, aconselho-te (por experiência própria) a escolheres um dia em que estejas inspirado, optimista e com tempo, faz uma carta tipo que possas ajustar de acordo com os anúncios a que, posteriormente, te fores candidatando. Deixamos algumas dicas que te podem ajudar a escrever a tua melhor carta de apresentação até hoje, inspira-te!
  1. Não te alongues, meia página deverá ser suficiente para conseguires mostrar as tuas qualidades mostrando, ao mesmo tempo, capacidade de sintese. Em nenhuma hipotese deverá ser maior do que uma página
  2.  Imprime a tua carta em papel branco. Imprimir num papel mais caro em tom creme também é uma opção porém o conteúdo será sempre o mais importante. Não te esqueças de imprimir o teu CV no mesmo papel. Tudo o mais clean possível.
  3. Se enviares a tua candidatura por email, coloca o texto da "cover letter"no corpo do email. Não a envies como anexo sem qualquer texto no corpo do email, pode ser tratado como spam
  4. Usa palavras tuas. Linguagem corrente sem formalidades ou clichés.
  5. Usa verbos de acção sempre que possível (aprender, procurar, trabalhar, comunicar, fazer...)
  6. Lê, re-lê e pede para outros lerem o teu texto a fim de encontrarem erros ou gralhas.
  7. A tua carta deve responder (intrinsecamente) à pergunta: "Por que razão devo chamar-te?" 
  8. Muito importante, sempre que possível endereça a carta directamente à pessoa que a irá ler. Descobre o seu nome e escreve-o tanto na carta como no envelope. Muitas vezes o próprio anúncio tem o nome da pessoa responsável, caso não tenha ou se trate de uma candidatura expontânea, consulta o website da empresa ou liga a perguntar o nome do responsável pelo departamento ao qual estás a concorrer ou o responsável pelos Recusros Humanos. No caso de não descobrires o nome do destinatário da tua carta coloca no envelope a que departamento se endereça, por exemplo: Marketing Manager. Grandes empresas cujas candidaturas passam todas pelo departamento de recursos humanos: Human Resources Manager ou Recruitment Manager. Na carta (no caso de desconheceres o nome do destinatários), Dear Sir/Madam é a melhor opçao. Se souberes o nome Dear Mr Gordon, se se colocar a dúvida do estado marital (no caso de elemento feminino) opta por Dear Ms Owen.
  9. Relaciona as tuas capacidades e qualidades com as exigidas pelo cargo ao qual estás a concorrer.
  10. Não te esqueças de deixar claro a partir de quando estarás disponivel para começar a trabalhar, assim como a tua absoluta disponibilidade para uma possível entrevista.
Estes são os principais tópicos que te poderão encaminhar na construção da tua carta de apresentação (cover letter). Se ainda não te sentires confiante e não sabes bem por onde começar e como estruturar o teu texto, fica atento à próxima quinta-feira. De hoje a uma semana iremos dar-te dicas de como estruturares a tua carta para que não te esqueças de colocar o mais importante e de forma clara.

Foto de fundo por | Background photo by: Viktor Hanacek